terça-feira, 21 de abril de 2009

"No basta solo el recuerdo, el canto no bastará."


Uma revolta promovida pelos trabalhadores de minas de salitre por melhores condições de trabalho, em Santa Maria de Iquique (Chile, região desértica de Atacama), acabou em massacre.(...)

A pauta de reivindicações dos mineiros de Santa Maria de Iquique revela que o núcleo dos protestos estava localizado nas questões específicas da actividade mineira: a greve tinha como objectivo obter melhorias como aceitação geral dos vales usados como pagamento ou a substituição dos vales por dinheiro, a construção de escolas nocturnas, condições menos insalubres nas salitreiras, e liberdade de movimento para os trabalhadores (eles, sequer, podiam sair das Oficinas ou receber visitas externas sem a aprovação e o consentimento dos administradores). A Intendência das minas aguardou a chegada da força militar, enquanto negociava com os grevistas, simulando interesse. Depois de buscar abrigo na Escola de Santa Maria, os trabalhadores foram atacados pelas milícias…(...)

À revolta de Iquique, a milícia respondeu com violência e algumas estatísticas apontam perto de três mil mortos. Há cem anos, em 21 de dezembro de 1907, os trabalhadores de Santa Maria de Iquique foram assassinados e a greve encerrada.(...)

Quanto às velhas oficinas salitreiras abandonadas no desértico clima árido, elas hoje revelam apenas vestígios da riqueza que um dia o salitre trouxe ao Chile. Segundo o emocionado e poético texto do escritor, educador e investigador Juan Adrada, à paisagem dos pampas salitreiros somam-se as fantasmagóricas sombras do antigo clube da sociedade huberstoniana, com seus bilhares, cozinhas, salão de bailes e piscina. O portentoso teatro municipal é prova da pujança da região no começo do século XX, bem como as velhas máquinas, casas de operários, trilhos de trem. Símbolos de um passado glorioso e de lutas, as Oficinas Salitreiras de Humberstone e Santa Laura, da região de Tarapacá e Antofogasta, província de Iquique, empreenderam pedidos em 2003, junto à Unesco, para serem alçadas à condição de Patrimônio Mundial.

Santa Laura





Humberstone


















Sem comentários: